Manutenção em Sistemas Fotovoltaicos BH Energia Solar

Manutenção em Sistemas Fotovoltaicos.

COMO ANALISAR SEU ORÇAMENTO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS?
22 de abril de 2019

Energia limpa, sustentável e inesgotável, é assim que podemos definir a energia produzida pelo sol, e por que não aproveitar esse benefício transformando essa energia em energia elétrica e diminuir os custos de sua utilização?

Os sistemas fotovoltaicos são soluções que visam atender essa demanda para os consumidores. Com investimentos que apresentam retornos em curtos à médios prazos, torna-se cada vez mais popular no Brasil.

Mas para uma solução não se tornar uma dor de cabeça, é necessário cuidar da sua manutenção para evitar a deterioração precoce dos equipamentos, que pode reduzir sua durabilidade e comprometer a capacidade produtiva de todo o sistema.

Nesta publicação iremos listar algumas atitudes que podem ser tomadas a fim de minimizar manutenções corretivas. Prolongando a vida útil e maximizando o desempenho dos equipamentos.

1          Planejamento correto do local de instalação

A escolha correta do melhor lugar para a instalação pode reduzir bastante a necessidade e a frequência de manutenção de sistema solar fotovoltaico.

O sistema fotovoltaico pode ser dividido em dois subgrupos:

A         Arranjo dos módulos fotovoltaicos, responsável pela captação dos raios solares.

B         Inversor fotovoltaico e suas proteções, responsável pela conversão da energia CC em energia CA e as operações e proteções do sistema.

O arranjo fotovoltaico deve privilegiar o escoamento perfeito da água da chuva, permitindo a limpeza natural dos módulos fotovoltaicos. É interessante evitar a proximidade de árvores ou arbustos que venham a reduzir a captação de energia solar em função do sombreamento causado por eles, ou pela queda de galhos e folhas sobre os módulos fotovoltaicos.

Já o inversor e as string´s box deve ser instalado em um local arejado, que não fique exposto a intempéries e de fácil acesso. A fim de prolongar a vida útil dos equipamentos.

2          Manutenção preditiva

Podemos caracterizar a manutenção preditiva como acompanhamento periódico de equipamentos ou máquinas, através de dados coletados por meio de monitorações e/ou inspeções.

Aplicando isso ao sistema fotovoltaico, o monitoramento remoto da usina é um grande aliado na coleta de dados sistema, como a variação da potência instantânea e o total de energia produzido em diferentes épocas do ano e a perda na eficiência do sistema causada por sujeira acumulada nos módulos ou até mesmo o crescimento de uma árvore próxima ao sistema. O proprietário deve avaliar antes da aquisição, se a empresa instaladora do sistema oferece a análise desse monitoramento durante o tempo de garantia da instalação e também se possui algum plano para acompanhamento, após esse período de garantia.

3          Manutenção preventiva

Podemos caracterizar a manutenção preventiva como à correção de falhas em máquinas e/ou equipamentos antes mesmo que elas aconteçam.

A manutenção preventiva do sistema fotovoltaico deve ser feita de acordo com a necessidade de cada instalação e será indicada através dos dados obtidos pelo monitoramento do sistema na manutenção preditiva. Ela pode ser uma simples poda de alguma árvore que está sombreando os módulos ou como na maioria das vezes, se resume a uma limpeza dos módulos fotovoltaicos.

Essa sujeira pode ser causada por inúmeros motivos, mas principalmente por folhas, galhos, fuligem, dejetos de aves, poluição, poeira e poderá causar perdas de até 25% da geração, comprometendo a produção de energia.

O acúmulo destes resíduos ao longo do tempo pode ocasionar manchas nas placas solares, favorecer o surgimento de fungos e causar corrosão nos painéis, reduzindo sua vida útil.

A periodicidade da limpeza dos módulos fotovoltaicos dependerá principalmente, mas não apenas, da inclinação dos mesmos, sendo que quanto mais inclinados, menor será a necessidade de limpeza das placas. É recomendado pelo menos a realização de uma limpeza anual, por profissionais capacitados para esse serviço, que não necessariamente precisa ser instalador de sistemas fotovoltaicos.

4          Manutenção corretiva

Manutenção corretiva é o processo de consertar as coisas que estão quebradas ou que não estão funcionando bem. Então, se mesmo após a limpeza dos painéis fotovoltaicos for identificado baixo rendimento da usina, é recomendável acionar a assistência técnica especializada para realização de diagnóstico profissional e reparo técnico do sistema.

Em nenhuma hipótese o usuário deve subir no telhado e desmontar o sistema por conta própria. Assim como abrir as string’s box ou inversor para realização de alguma substituição de componentes.

Realizando as ações de limpeza e inspeção periódicas, os custos com a manutenção de sistema solar fotovoltaico tornam-se praticamente nulos.

A praticidade e a economia gerada pela energia solar fotovoltaica no Brasil, tornam uma escolha de investimento perfeita para as necessidades urbanas e rurais, em imóveis residenciais, industriais e comerciais.